O que é Branding?

Faça sua marca ser reconhecida pelos consumidores.

Branding

A Gestão de Branding pode ser vista em grandes marcas. Com isso, algumas empresas têm um nome forte no mercado, e são reconhecidas e sempre citadas quando o assunto são os produtos que elas comercializam ou serviços que prestam. 

Isso não acontece por acaso, pois um trabalho bem feito de gestão de marca, certamente faz parte da estratégia desses negócios. Gerando assim, no médio a longo prazo resultados mais positivos.

Quando falamos sobre marca, é muito comum citarmos a logo de uma empresa como resposta, mas apesar de não estar incorreto, o conceito sobre marca é mais amplo do que criar um nome e ter um símbolo gráfico. 

O que é branding?

Em resumo, podemos classificar o branding como atributos de gestão de marca. Sendo assim, uma coletânea de ideias, narrativa, posicionamento, imagens, discurso, símbolos, logotipo, dentre outros itens que contribuem para a percepção do cliente diante a sua empresa.

O branding vai além, sendo assim, não basta que a sua empresa defina como quer ser vista pelo seu público, e sim, que os seus clientes de fato experienciem e identifiquem estes atributos. Por isso, o branding acaba se posicionando como uma tática fundamental para agregar valor ao seu consumidor e, consequentemente, aos seus produtos e serviços.

Branding e sua importância

O comportamento do consumidor mudou! 

Seus clientes estão cada vez mais criteriosos para tomar decisões. Assim, é preciso estar atento aos recursos sensoriais que propiciam uma melhor experiência de marca a eles. Isto é, se torna fundamental para atrair a atenção do consumidor, fazendo-o associar melhor as ações de sua marca, mesmo quando ela não é explicitada de imediato. Neste contexto é fundamental que você esteja atento aos aspectos que propiciam esta experiência de marca, o chamado “Branding”.

O reconhecimento de marca é considerado um grande diferencial competitivo. Assim, transformando “commodities” em produtos ou serviços de destaque, elencados dentre as preferências de seus consumidores. Isto  porque o branding contribui com o reconhecimento de sua marca por seus clientes, o que favorece o brand equity. Também conhecido como ativo de marca ou o valor que ela tem no mercado, o que possibilita à sua empresa cobrar mais em suas ofertas já que ela é reconhecida como referência no mercado de atuação.

 

O branding e o marketing digital

A comunicação digital criou canais de interação entre marcas e consumidores. Sendo assim, não é possível fechar os olhos para essa tendência no mundo dos negócios. Por isso, ações de branding não podem ficar limitadas aos meios tradicionais. É no ambiente virtual que marcas do mundo todo estão encontrando seu público e fortalecendo esse vínculo, com conteúdos relevantes.

A nova geração de consumidores busca informações sobre produtos e serviços na internet, em redes sociais, compartilha experiências, troca informações, conhece a opinião de outros consumidores. Afinal, é um público exigente, que precisa ser conquistado e fidelizado. Na internet, o consumidor pode ampliar o leque de pesquisas, antes de tomar uma decisão de compra. Sendo assim, é importante fazer ações de branding no ambiente virtual. Pois a empresa precisa marcar presença na mente desses consumidores.

Em primeiro lugar, é importante ter clareza sobre o perfil de público e o mercado desejado pela empresa. Assim como no marketing tradicional, estas informações são necessárias para identificar onde está concentrada a maior parcela de potenciais clientes. De antemão sabemos que as mídias sociais representam um campo fértil para o marketing digital

 

Acredite no poder do marketing digital para o branding de sua empresa. Pois com as ferramentas de marketing digital é possível criar campanhas focadas em aspectos fundamentais para qualquer marca, principalmente o reconhecimento público por suas qualidades.

Siga-nos nas mídias sociais

× Conte sua História!